ARTIGOS

Bpc/Loas deficiente

BPC/LOAS deficiente em 2024

Compartilhe nas mídias:

O Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) é um amparo financeiro para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

Se você se enquadra nesse perfil, vamos apresentar tudo o que precisa saber para receber esse auxílio.

Conheça o BPC/LOAS

É um Benefício de prestação continuada, destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para ter direito a esse auxílio, é necessário atender a critérios específicos do programa.

Recomendamos a leitura do artigo sobre as diferenças entre o BPC/LOAS e Aposentadoria.

Quais deficiências recebem o BPC/LOAS deficiente.

Se você busca o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), saiba o que é considerado impedimento e incapacidade para uma vida independente, seja ela de natureza física, mental ou psicológica será fundamental.

Diversas condições podem impactar significativamente a rotina diária, tornando a vida cotidiana desafiadora ou mesmo impossível. Essa situação é o que torna elegível no recebimento do BPC-LOAS.

Entre essas deficiências, destacam-se:

  1. Barreiras Físicas na Mobilidade: Obstáculos em construções públicas ou privadas que dificultam e impossibilitam a locomoção dos indivíduos com deficiência e limitando sua autonomia.
  2. Barreiras na Interação Social e Tecnológica: Dificuldades de interação social, falta de acesso às tecnologias e meios de comunicação que prejudicam a comunicação e a participação desses indivíduos na sociedade.

A pessoa que busca o BPC-LOAS para deficiência deve comprovar que o impedimento persiste por, no mínimo, 2 anos, afetando sua capacidade de participar plenamente na sociedade de forma normalizada.

O INSS considera deficiência qualquer condição que afete a interação social e a participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com outras pessoas. A compreensão e reconhecimento dessas limitações são fundamentais para garantir a inclusão e a proteção dos direitos das pessoas com deficiência.

Qual a renda mínima familiar para o BPC/LOAS?

A renda familiar não pode ultrapassar a 1/4 do salário mínimo. Em 2024 é de R$350,00 por pessoas que resida na mesma casa. 

Se a renda familiar for superior, procure um especialista para analisar, se é possível justificar perante ao INSS os gastos que família tem com os cuidados com a saúde.

Como solicitar o BPC/LOAS?

Primeiro será necessário fazer o cadastro no CadÚnico. Para isso, basta procurar o CRAS da sua região portando os documentos com foto e o comprovante de endereço.

Após essa etapa, é preciso realizar o cadastro no Meu INSS e através desse acesso realizar o pedido.

Para ter maiores chances de recebimento é recomendado solicitar através de um profissional especializado, que acompanhará o seu processo e terá mais agilidade junto ao INSS.

Conclusão

O BPC/LOAS desempenha um papel crucial na redução das disparidades sociais, oferecendo suporte financeiro às pessoas que mais necessitam. Ao garantir dignidade e acesso a recursos essenciais, ele promove a inclusão social dos mais vulneráveis em nossa sociedade.

É um programa fundamental que provê assistência financeira a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade econômica. Se você se enquadra nos critérios estabelecidos, não deixe de buscar seus direitos. Esse benefício pode fazer uma diferença significativa em sua qualidade de vida.

Esperamos que este artigo tenha dissipado suas dúvidas sobre o BPC/LOAS.

Compartilhe essas informações para que mais pessoas possam ter acesso a esse benefício.

Esquinini Advogados

Esquinini Advogados

Advogado especialista em Direito Previdenciário.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou: